terça-feira, 5 de outubro de 2010

PATRIMÔNIOS: O QUE É UM PATRIMÔNIO PARA VOCÊ?

Sou Jeferson Almeida, estudante do Minicurso de história, cujo assunto é patrimônio.
No dicionário a palavra patrimônio indica bens materiais ou morais pertencentes a indivíduos ou instituições. Para mim, a palavra patrimônio indica que, aquele bem, seja qual for, faz parte da nossa história. Sobreviveu ao tempo e, por momentos importantes que levam á nós conhecermos um pouco da nossa história (seja em nossa cidade, estado, país...).
Tombamento: Tombar algum bem indica cuidar, preservar aquele bem material sem que ele sofra modificações na sua estrutura original. Um exemplo de casa que está na lista de tombamento, é a Biblioteca Municipal de Santo Antônio da Patrulha, localizada na Av. Borges de Medeiros. A biblioteca preserva na sua fachada a estrutura original, cuja arquitetura revela os traços açorianos.
Arquitetura açoriana em sua maioria, as casa açorianas tem janelas e portas quadradas. Nas janelas as vidraças ficam para o lado da rua e as persianas são abertas para o lado de dentro da casa. As telhas são umas maiores que outras. A estrutura da parede era feita de barro e paus.
O fato é, um patrimônio nem sempre é preservado e reconhecido pelas pessoas. Muitas vezes, são até vandalizados. Isso me levou a fazer o minicurso. Espero que essas palavras levem você a conhecer um pouco da sua história.






Postado por Jerferson

3 comentários:

  1. Este patrimônio é um dos mais frequentados pelos moradores patrulhenses,pois além de ser a casa de cultura,também é a biblioteca pública de SAP.
    De todos os textos que li o quer mais me chamou a atenção foi o do Jeferson,pois parecia um texto de um escritor profissional,ele soube colocar muito bem as palavras!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. No meu texto escrevi tudo o que achei importante!Gostei muito do minicurso e aprendi muito com ele!

    ResponderExcluir
  3. No texto do meu colega Jeferson ele relata exatamente o que aprendemos no minicurso. Como ele disse, eu também acho que muitas vezes um patrimônio não é preservado como deve.
    Abraços!!

    ResponderExcluir