quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pedaços de cerâmica antiga nas proximidades do Fórum de Santo Antônio da Patrulha, o que faziam ali?



No terreno, em que nós do curso de História proporcionado pela Professora Bianca, fomos visitar tinha uma antiga casa que mantinha as características originais da época em que a casa foi construída. A casa, onde era o antigo Clube do Marrecão, era uma das casas listadas no inventário da cidade. Por causa do alto custo de manutenção o proprietário pediu a retirada da casa do Inventário para que ela pudesse enfim ser demolida e talvez no futuro construir algo.
A Prefeitura simplesmente concedeu a retirada do patrimônio, sem nem ao menos propor alguma ajuda financeira para que a casa pudesse ser restaurada, e caso algum acordo pudesse ser feito, deveria haver uma escavação arqueológica no local para descobrir mais sobre o cotidiano das pessoas que ali viveram.


É necessário que haja uma conscientização da cidade para que isso não ocorra mais em nosso município. A Prefeitura poderia talvez iniciar um projeto de restauração de todas as casas que apresentam características de estilos arquitetônicos antigos, e assim poder conservar todos os patrimônio de nossa cidade para as próximas gerações.





6 comentários:

  1. É uma pena que parte da nossa história é derrrubado sem que as pessoas conheçam que, nesse caso o clube do Marrecão,faz parte dela e carregou inúmeras histórias durante anos!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com meu amigo Jeferson,é uma pena mesmo eles terem destruido o clube do Marrecão.
    Ele podia ser mais um dos patrimônios históricos de SAP pois ja que aqui em SAP existem poucos patrimônios.
    Mais mesmo sendo poucos os patrimônios aqui de SAP eles são muito bem concervados.

    ResponderExcluir
  3. Eu descordo!Acho que os patrimônios de SAP não são bem preservados.Deveríamos pereservá-los melhor!

    ResponderExcluir
  4. Acho que independente de ter patrimônios ou não, deveríamos ter um noção do que é um e porque eles são.

    ResponderExcluir
  5. Que absurdo ter sido permitida essa demolição, justamente num dos poucos municípios onde a herança açoriana é tão marcante na arquitetura!
    Uma perda inestimável e irrecuperável que, tenho certeza, será muito lamentada no futuro quando finalmente a população e sociedade enxergarem o que elas tem de valioso nas mãos.

    Achei fantástico o trabalho com os alunos, indispensável aliás, para formar uma geração minimamente mais sensíveis e com um olhar interessado na sua própria cidade. Afinal, a cidade é onde vivemos e o que há de mais valioso nela PRECISA ser valorizado!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Morei nessa casa em 1966/67 familia Mariani...minha infancia foi nessa chacara...havia arvores de todo o tipo...que saudades

    ResponderExcluir